PARI PASSU

O acompanhamento, a par e passo, da vida nas Ilhas dos Açores, desde a economia e política até à cultura e religião.

31.5.05

DÍVIDAS AO FISCO NA INTERNET

O ministro das finanças quer publicitar na Internet as empresas que têm dívidas ao fisco. Aplausos para esta medida! Também o ministro quer divulgar as empresas que pagam impostos, criando assim um "quadro do honra". Simplesmente inacreditável! Então pagar impostos não é uma obrigação? Para quê divulgar quem está a pagar impostos? É o mínimo que um agente económico deve fazer, contribuir com os seus impostos para o bem comum.
De facto a classe política portuguesa é de uma tristeza confrangedora! Não admira pois que este país esteja na cauda da União Europeia.

30.5.05


Uma vista da marginal de Ponta Delgada que pode desaparecer com o Cais de Cruzeiros, pela "barreira" do paquete atracado. Posted by Hello

O AMOR II

O amor é uma actividade, não um afecto passivo; é um acto de firmeza, não de fraqueza...é propriamente dar, e não receber.
(Erich Fromm)

AMOR I

É fácil amar os que estão longe.
Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado.
(Madre Teresa de Calcutá)

29.5.05

PAISAGEM NATURAL

Acabei de regressar do Campo de Golfe da Achada das Furnas pelo norte da ilha. Simplesmente maravilhosa esta paisagem, mitigada entre o azul celeste e o azul marinho e o contraste com o verde das pastagens. As estradas sinuosas, floridas e arborizadas, a permitirem a vista deslumbrante da paisagem. Que beleza! Que património natural possuímos nestas ilhas!
Como é possível pensar em vias rápidas até ao Nordeste tipo SCUT (estradas sem custos para o utilizador) ? Rasgando e destruindo esta harmonia natural que devemos preservar a todo o custo. Por que já não existe no planeta! Por que é o nosso melhor recurso que deve ser preservado e promovido no exterior. Mas nos mercados certos e nos segmentos apropriados! Talvez não seja mais na Escandinávia, pagando aos turistas para aqui virem.
O produto Açores tem de vingar pela sua diferenciação em relação aos destinos alternativos e concorrentes. Nunca pela massificação, nunca fazendo das ilhas zonas continentais em miniatura!
Haja bom senso!

28.5.05

ASQUEROSO

Este mesmo governo de Sócrates que se prepara para exigir sacrifícios aos portugueses, aumentando os impostos e cortando regalias, decide demitir 4 administradores da Águas de Portugal, que estão no exercício do seu mandato há apenas 10 meses, pagando a módica quantia de idemnização de 500.000€. Isto é inadmissível, vergonhoso, e profundamente injusto...Como contribuinte deste país sinto uma enorme revolta e até nojo...

O MONSTRO III

Se a administração pública nacional representa 15% do PIB, a terceira mais cara da União Europeia, a administração regional dos Açores deve representar mais de 30%. É um monstro proporcionalmente muito maior. As receitas correntes provenientes da arrecadação de impostos da Região nem cobrem as despesas de funcionamento desta máquina medonha, pesada e ineficiente.Temos muito Estado nesta Região... Um Estado que ao longo do tempo criou e consolidou uma rede tentacular, por todas esta pequena e aberta economia insular. Chega a todo o lado este Estado nos Açores , promovido pelo governo regional e pelas 19 autarquias. E acima de tudo alimenta uma clientela cada vez mais numerosa...

O MONSTRO II

Miguel Cadilhe, o antigo ministro das Finanças de Cavaco Silva, acusa-o de ser o principal responsável pelo Novo Sistema Retributivo da Função Pública, que conduziu ao enorme aumento da massa salarial dos funcionários no início dos anos 90.Acusa-o de ser assim o pai do monstro...
Mas monstroosa é a atitude de Miguel Cadillhe que parece que não fez parte do governo e não participou nas decisões. Falta de elegância, de seriedade e de solidariedade. É a "porca da política"...

O MONSTRO I...

O custo da administração pública deste país, chamado de Portugal, representa 15% do Produto Interno Bruto (PIB). É a terceira administração pública mais cara da União Europeia. É um monstro que nos abafa a todos, os contribuintes. Agora alimentar este monstro é já impossível.

A solução está no lado da despesa do défice das contas públicas, esfacelando o monstro...Nunca com aumentos de impostos, que podem estaganar completamente a já débil economia do país.

27.5.05

O Pacote de Sócrates

As medidas de Sócrates para racionalizar e modernizar a Administração Pública, combater a fraude e a evasão fiscal e promover a justiça e a equidade fiscais e promover a sustentabilidade e a equidade na protecção social são muito bem vindas.
Mas o aumento dos impostos é desajustado e perigoso. A passagem do IVA de 19% para 21% e o aumento do imposto sobre os combustíveis podem ter efeitos nefastos na competitividade das empresas nacionais. O IVA em Espanha é de 16% menos 5% do que vai ser em Portugal.
Tememos que o país “possa morrer da cura”, mormente devido ao aumento dos impostos, e que entre mesmo numa recessão económica, com resultados catastróficos.
O "monstro" tem de ser enfrentado pelo lado da despesa e aí as medidas podiam ir mais longe.

A Relação do Político com o Betão...

Os políticos, mormente os governantes, têm uma atracção muito forte, quase fatal, pelo betão, pela obra corpórea.
O cais de cruzeiros e as infra-estruturas adjacentes na marginal de Ponta Delgada é uma obra mastodôntica, faraónica, irrealista, e consome elevados recursos financeiros, para além de ser desproporcional ao estádio de desenvolvimento económico da Região, e seguramente não prioritária.
São 50 milhões de euros numa obra de regime. Mais um elefante branco para ficar dependurado no Orçamento da Região à semelhança de muitos outros que abundam por estas ilhas.

Nova Vida....

O Pari Passu começa uma nova vida...Mais activo, mais interveniente, mas sempre com a mesma acuidade e acutilância. No cumprimento escrupuloso da sua missão. Muitas novidades e frequentemente...