PARI PASSU

O acompanhamento, a par e passo, da vida nas Ilhas dos Açores, desde a economia e política até à cultura e religião.

30.6.05

PAQUETES

No mês de Abril o porto do Funchal recebeu 42 paquetes de várias proveniências. Isto significa que na Madeira, num mês apenas, quase entraram mais barcos de cruzeiros do que num ano no porto de P. Delgada. A Madeira tem um porto comercial que é metade do de P. Delgada. Nós, como que uma região rica, que não é, queremos um cais de cruzeiros num investimento que deve atingir 50 milhões de euros, atafulhando o porto comercial e deixando o saco do porto entregue às pescas, com um mamarracho que é a futura lota, sem qualquer sentido. Num espaço nobre junto ao forte de S. Brás, quiçá uma futura unidade hoteleira. A diferença está aqui e chama-se birra política, obstinação e irresponsabilidade. Por isso não criamos riqueza nestas ilhas e vivemos da caridade alheia, dita fundos nacionais e comunitários. E estamos condenados a estar na cauda do país e da União Europeia!

28.6.05

ESTADO A CAMINHO DA FALÊNCIA?

Medina Carreira, ex-ministro das Finanças e conceituado fiscalista afirmou ontem, falando num seminário sobre "Défice Público, Crescimento Económico e Modelo do Estado":
"Se se mantiverem ao ritmo actual o crescimento económico e o crescimento da despesa, o Estado vai chegar a 2015 sem dinheiro para cobrir despesas como os subsídios de desemprego, as reformas ou os salários de funcionários públicos".
Está o Estado Português a caminho da falência? E como se altera este estado de coisas? Talvez só refundando o país!


Logo a seguir constroem este mamarracho para a lota, obstruindo novamente o Forte de S. Brás. Mau gosto e incongruência deste governo! Ou será atracção fatal pelo betão? Isto tudo no saco do porto de P.Delgada, uma zona nobre, que merecia uma requalificação adequada. Posted by Hello


Retiraram o Hangar da Marinha e libertaram o Forte de S. Brás. Excelente! Posted by Hello

27.6.05


Planta do tabaco Posted by Hello

26.6.05


Flor da batata. Posted by Hello


Alhos ao sol. Posted by Hello

24.6.05

ALIENAÇÃO NOS AÇORES

Temos nos Açores:

  • 80.000 fumadores, um terço da população;
  • 30.000 indivíduos dependentes do álcool (em cada 100, 13 açorianos são alcoólicos);
  • 26.000 indivíduos já experimentaram substâncias ilícitas, quase 11% da população;
  • 5.000 são dependentes de drogas ilícitas;
  • A taxa de gravidez na adolescência é o dobro da taxa nacional;
  • 2.000 crianças e jovens permanecem em risco;
  • 600 crianças estão institucionalizadas;
  • 16.000 pessoas beneficiam do Rendimento Social de Inserção(vivem na pobreza, satisfazendo apenas as suas necessidades básicas, as alimentares).

E o governo e os autarcas fomentam arraiais com música, dança, comes e bebes, numa política deliberada de pão e circo, gastando qualquer coisa como 10 milhões euros (2 milhões de contos) só na época estival. E ainda fomentam empreendimentos irrealistas, tipo Portas do Mar ou estradas SCUT, ou apoiam equipas de futebol com jogadores de fora e de gestões danosas. Que tamanha INCONGRUÊNCIA! Estamos todos fartos desta política e destes políticos.

23.6.05


Barcos no Porto dos Carneiros, Lagoa Posted by Hello

PÃO E CIRCO...

Assiste-se nos Açores a uma preocupante política de PÃO E CIRCO, inaceitável e injusta. Tivemos o trabalho de pesquisar os festivais e espectáculos estivais, através da internet, e o resultado é de bradar aos céus. O que vem por aí abaixo é de arrepiar qualquer contribuinte: Jéssica Amaro, John Lee Hooker Jr., Manecas Costa, Roy Caetano, Skatalites, Kila, Taity, GNR, Celtas Corto, João Pedro Pais, Jorge Palma, Squeeze Theeze Pleeze, Carla Visi, The Gift, Marco Paulo, WOK Ritmo Avassalador –Tocá Rufar, Fronzie, Pluto, Pedro Madaleno & Underpressure, Ivete Sangalo, Fingertips, Morbid Death, Micaela, Moonspell, Xutos e Pontapés, Sara Tavares, Los Hermanos, Blasted Mechanism, José Malhoa, Charon, Blind Zero, Easyway, Tony Carreira, As Meninas, Ramp, ABBA Gold, Luís Represas, Delfins, Delirium, Off The Wall, Nuttsheel, Anjos, Santa Maria, Ena Pá 2000, Hands on Approach, Quarteto Borodin, Wray Gunn e Quadrilha, Mind Gap, Maninho Baia, Bonga, Martinho da Vila, e até o Grupo Feminino de Cante Alentejo “Rosas de Março”, a Banda Associação Bombeiros de Loures e a Orquestra Metropolitana de Lisboa. Estima-se um custo que deve rondar os 10 milhões de euros(2 mihões contos), que daria para construir 200 casas de habitação social ou criar centenas de micro-empresas por toda esta Região. Incompreensível e chocante!

22.6.05


O porto da Caloura com o seu pontão é uma das zonas balneares mais bonitas dos Açores. Um recanto aprazível e deslumbrante. Temos que o preservar. É património natural muito nosso! Posted by Hello


A linda baia do Porto Formoso faz parte do património natural destas ilhas que importa preservar.A diferenciação do destino turístico Açores deve ser por estas belezas naturais. Que temos a obrigação de as defender, com tenacidade.Contra os "assaltos" do betão! Posted by Hello

Arraiais nas Ilhas

É impressionante a quantidade de arraiais de música, dança, comes e bebes que estão programados para a época estival, em todas as ilhas dos Açores. E quase sempre com artistas e bandas de fora, que levam todo este dinheiro para o exterior. Calcula-se que no final do verão esta região tenha gasto qualquer coisa como 10 milhões de euros nestes eventos, se incluirmos o Musica Atlântico dos eruditos e a programação das casas de espectáculo do Coliseu e do Teatro Micaelense. Recursos financeiros deitados totalmente à água. Sem qualquer efeito reprodutivo. Numa Região que é das mais pobres de Portugal e da União Europeia. Como é que se pára este desvario? Inaceitável, injusto e irresponsável!

20.6.05


A Madeira recebe mais de 300 paquetes por ano, que atracam no seu porto comercial. Em S.Miguel, para 50 paquetes, o governo quer investir quase 50 milhões de euros. Eis a grande diferença! Por isso continua os Açores na cauda do país e da União Europeia. Posted by Hello

19.6.05


São estes os lindos recantos que fazem as ilhas dos Açores diferentes. A Caloura é um deles.Que tem de ser preservado.Aqui está a verdadeira e rica combinação açórica: azul do mar, pedra negra, e verde dos campos. Posted by Hello

18.6.05

Questões sobre o Portas do Mar

São de natureza económico-financeira as questões que coloco sobre este projecto de investimento:
1. Foi realizada uma análise de custo/benefício sobre este projecto de investimento?
2. Apesar da cobertura financeira deste projecto ser essencialmente da União Europeia a Região vai entrar ainda com 13-15 milhões de euros. Mas a questão coloca-se essencialmente ao nível da exploração deste projecto. É este projecto auto-sustentável ou vai ficar dependurado por muitos anos no Orçamento da Região?
3. Qual é o ponto crítico deste projecto de investimento? 100 paquetes por ano dá? Ou serão necessários 200 ou 300 paquetes por ano? É isto aceitável?
4. Um pavilhão de 4.000 m2 para grandes exposições de arte ou para as feiras do Santo Cristo é viável, especialmente quando construído em terreno conquistado ao mar e por conseguinte muito oneroso?Não é de facto um verdadeiro exagero?
5. Não haviam alternativas, bem mais reprodutivas, para aplicar cerca de 50 milhões de euros em S. Miguel? Um terminal para graneleiros? Um porto de pescas? O aproveitamento do saco da doca? Libertando assim o actual porto comercial para paquetes?
6. Cerca de 50% deste investimento, ou seja perto de 25 milhões de euros, vão directamente para empresas do exterior, não criando riqueza na Região. Estudou-se a possibilidade de dividir a obra em empreitadas mais pequenas para favorecer os construtores regionais e assim ficarem cá a grande maioria dos recursos financeiros?
7. E por último, como não poderia deixar de ser para grandes obras, foi realizado um estudo de impacte ambiental?

Não temos todos o direito de ser clara e inequivocamente esclarecidos, como cidadãos desta terra e contribuintes?

17.6.05

Jovem Açoriano Vinga em Lisboa

Um açoriano, micaelense, foi hoje empossado como Presidente da Associação Académica da Faculdade de Medicina de Lisboa. De seu nome Philip Fortuna, a demonstrar que a lava que nos corre nas veias, a maresia do mar que nos rodeia e a humidade que nos condiciona, produz mesmo talentos nacionais. Tão bons ou melhores que os egocêntricos lisboetas. Parabéns Philip! Devo estar a ficar velho, andei contigo ao colo!

16.6.05

Lixo no Saco da Doca

Eis um extracto da notícia do Acores.net de hoje, que reflecte o desleixo e o abandono com que deixaram o saco da doca. Uma área de enorme potencial, que este governo achou por bem desprezar, para avançar para o mastodonte de betão denominado Portas do Mar, quiçá OBRA DO REGIME:
"o turista que se debruça na marginal para contemplar o mar e visionar a azáfama dos barcos de pesca, no saco da doca, que chegam e que partem para o mar, depara-se com o lixo abandonado que está situado nos calhaus ao longo do paredão da marginal na parte de baixo junto ao mar. Desde cadeiras; pacotes de sumo vazios; dezenas de copos de plásticos de cerveja, que ao que parece, são ainda vestígios das recentes festas do Senhor Santo Cristo, ou na pior das hipóteses, resultam da insensibilidade de pessoas que ao passarem ali atiram os objectos para o calhau, achando que é a melhor opção, quando ao longo da marginal existem baldes de lixo precisamente com este objectivo. Cordas de barcos abandonadas, tubos, restos de madeira, embalagens de iogurtes, entre outros objectos abandonados, tudo isto fazem parte do cenário que precisa de uma limpeza urgente. Ontem de manhã, um transeunte que ali passava deparou-se com uma mancha de óleo e um cheiro nauseabundo proveniente precisamente do óleo despejado no mar, que dá um péssimo aspecto. As razões podem ser várias: desde a lavagem dos motores dos barcos, fugas de gasóleo que quase sempre acontece e que para os pescadores é difícil evitar este tipo de situações."


Vejam só a volumetria deste projecto inicialmente denominado de cais de cruzeiros e agora pomposamente de Portas do Mar.É uma massa enorme de betão que entra pela baia do porto de P.Delgada. Posted by Hello

Portas do Mar para grandes Exposições de Arte

Curioso, para não dizer demagógico, uma das justificações que o presidente do governo adiantou para o pavilhão de 4.000 m2 que pretende construir na baia do porto de P. Delgada: "agora podemos receber grandes exposições de arte, que não vêm aos Açores por falta de espaço para o efeito". Sinceramente! Estamos na região mais pobre do país e das mais pobres da União Europeia, com carências sociais ainda muito graves, e temos o governo a pensar em mega-exposições de arte. Por favor desçam à terra! Tenham respeito pelos pobres destas ilhas que são muitos, pelas crianças e jovens em risco e abandonadas nas bolsas de misérias de S. Miguel. Pelos doentes em lista de espera há meses e anos para uma consulta. Pelos toxicodependentes entregues à sua sorte. Pelos sem-abrigo, pelos idosos com pensões de miséria a sobreviverem com muito custo. Enfim, sejam solidários e honestos. Acabem com a FARSA!

Portas do Mar - Obra do Regime

O cais de cruzeiros e as suas infra-estruturas na baia do porto comercial de P.Delgada, não é um projecto reprodutivo, de dinamização económica, mas sim uma obra emblemática do REGIME. Assim como os elefantes brancos Centro Cultural de Belém, Casa da Música, Estádios do Euro, Porto Oceânico da Prais da Vitória, o pretenso TGV, ou o pretenso Aeroporto da Ota. São projectos megalómanos, que não foram sujeitas a uma análise de custo/benefício. São elefantes brancos dependurados no Orçamento. Este governo acha que está na hora de ter também o seu monstro, "betonizando" para o efeito a baia do porto e gastando 50 milhões de euros, sem olhar aos feitos económicos, ambientais e urbanísticos deste mastodonte.
Portanto a pretexto de um cais de cruzeiros avança para a OBRA DO REGIME. Assim já desconfiamos e imaginamos onde estará no futuro o busto do presidente do governo. No Portas do Mar !

15.6.05


A confusão que foi feita no saco do porto comercial, na parte virada para a marginal. Espantoso o mau gosto! Tememos todos que este mau gosto também seja aplicado ao cais de cruzeiros. Posted by Hello

14.6.05


De facto não se entende os políticos, os governantes. São autênticos cataventos. Retiraram o hangar da marinha para libertarem o Forte de S. Brás. Depois constroem mamarrachos, bloqueando novamente o Forte. Que só pode ser uma excelente unidade hoteleira no futuro. Posted by Hello

13.6.05


É exactamente entre a Igreja de S.Pedro e o Hotel Açores Atlântico que o governo se prepara, muito à sucapa, para uma obra faraónica denominada de Cais de Cruzeiros.E os tradicionais lobis já começam a trabalhar. Nada de se ouvir dos ambientalistas? Estarão muito ocupados a trabalhar para o governo? Posted by Hello

Cais de Cruzeiros e Visita ao Atelier do Arquitecto

Segundo notícia do Jornal dos Açores um grupo de jornalistas açorianos foram visitar o Atelier do arquitecto Manuel Salgado, autor do projecto do Cais de Cruzeiros. Foram a convite e pagos pela Secretaria Regional da Economia. E a conclusão não podia ser outra: "Cais é uma oportunidade para o centro histórico de Ponta Delgada". E a Câmara Municipal o que tem a dizer? Estranho silêncio!

Sociedade Civil "Eutrofizada"

Preocupa-me cada vez mais esta situação: a sociedade civil açoreana está "eutrofizada". E por culpa essencialmente do poderoso e monstruoso Estado na Região. Começamos a respirar mal. Há falta de oxigénio...Nunca dantes houve tal demissão da sociedade civil. Parece "amarrada", e por isso indiferente, apática...Tudo é o Governo...Tudo é a Autarquia...Ajudas para tudo, apoios para todos...E isto cria uma tremenda dependência. Que os políticos aproveitam! E de que maneira! E o clientelismo medra a olhos vistos. Mau para os Açores, vivermos da caridade alheia. E por isso vivemos no artificialismo. Os fundos que circulam nesta Região provêm essencialmento do exterior: da União Europeia e da República. Não criamos riqueza. Consumimos com base nas poupanças dos alemães, franceses, dinamarqueses e até dos espanhóis. Até quando?

8.6.05

Sociedade Dependente

A sociedade civil é quase inexistente nos Açores. O Estado na Região é comparativamente mais monstruoso do que o da República. Tem uma rede tentacular que atravessa toda a sociedade, tornando-a assim, dependente, indiferente e apática. Por razões estratégicas! Aquele emprego na administração regional, o subsídio para o clube da freguesia, o concurso público para aquela obra do governo ou da autarquia, uns blocos e cimento para reparar a casa, o fornecimento de serviços e materiais à administração regional, o apoio do Banco Alimentar, a atribuição da desejada casa a custos controlados, aquele projecto para certa secretaria etc...Em linguagem popular"está tudo amarrado". Não admira portanto que apareçam notícias como a de hoje do Jornal dos Açores, em que o arquitecto que fez o projecto para as obras no ilhéu de Vila Franca, uma obra polémica numa reserva natural, e que recebeu 1.800€, é também o responsável pela Quercus nos Açores. E mais preocupante é a Quercus considerar isto perfeitamente normal. A partir de agora quem pode acreditar na Quercus? Se anda "enrolada" com o governo! Precisamos de verdadeiros ambientalistas nos Açores! Isentos, idóneos e verdadeiros defensores do ambiente!Não precisamos, e até dispensamos, associações politizadas e dominadas por governantes "habilidosos" e pouco sérios.


O Governo Regional acatou a decisão do Tribunal Administrativo de Ponta Delgada que decidiu suspender temporariamente o processo de negociações do Projecto SCUT. Esperemos que seja para sempre! Salvemos o nosso património natural! Afinal é o que temos para oferecer! Posted by Hello

7.6.05


Esta paisagem idílica e natural não pode ser alterada.Este é o VALOR destas ilhas. Se vamos ter vias rápidas a rasgá-la, tornamo-nos igual a tantos outros destinos turísticos.O produto Açores só pode vingar pela DIFERENÇA. E estas estradas que temos integram-se no nosso ambiente Posted by Hello

6.6.05


Uma providência cautelar a indiciar a possibilidade de anulação do concurso das vias rápidas SCUT pode ser a salvação das nossas actuais estradas, que permitem visualizar paisagens magníficas na costa norte. Só precisam de melhoramentos do piso e mais nada! Vias rápidas até ao Nordeste vão destruir a ruralidade e a beleza do nosso património natural. A nossa esperança está agora na Justiça (imagine-se!). Posted by Hello

5.6.05


Qual é a legitimidade que o Ministro das Finanças tem para exigir sacrifícios aos portugueses, mormente à sempre massacrada classe média, quando é um priviligiado da política, recebendo em acumulação com os seu ordenado de ministro, uma choruda reforma por uns poucos anos que trabalhou no Banco de Portugal? Nenhuma!Posted by Hello

4.6.05


E pensar que querem destruir estas estradas arborizadas, floridas, com paisagens deslumbrantes, para construirem vias rápidas, ditas de SCUT, até faz estremecer qualquer um! Este é o nosso património natural mais valioso. Que deve ser promovido no exterior. Posted by Hello

3.6.05


Não tenho dúvida de que prefiro ver o nosso mar azul carregado, a bater na rocha negra, e a tocar a linha do horizonte, do que um qualquer paquete, qual barreira entre a marginal e o mar. Posted by Hello

DEBATER O CAIS DE CRUZEIROS

Faço um apelo a todos os bloggers para demonstrarem à classe política governante como devem ser tratados os assuntos públicos: com diálogo, debate e transparência. Nunca às escondidas e sonegando informação, como querem fazer com o Cais de Cruzeiros. Lancemos assim um debate na Blogosfera sobre esta obra pública, com impacte enorme na marginal de P.Delgada.Por que na Blogosfera domina a LIBERDADE.
Venham daí...


Este maravilhoso espelho de água corre o risco de desaparecer se os cidadãos desta terra não se organizarem, contra o "tenebroso" Cais de Cruzeiros. Posted by Hello


As crianças são o bem mais precioso do mundo. Mas continuam a sofrer, mesmo ao nosso lado, na nossa ilha de S. Miguel. Estima-se que mais de 1.500 crianças estão identificadas como estando em risco. Posted by Hello

2.6.05


Este é o espaço que vai ser "tomado" pelo pretendido Cais de Cruzeiros. Apreciemos esta vista enquanto ainda podemos. Posted by Hello

1.6.05


Tanta falta fazem estes amigos... Posted by Hello

NO DIA DA CRIANÇA...

Antes de mais o meu amor e carinho a todas as crianças dos Açores, mormente as mais necessitadas e desfavorecidas. Devia ser essencialmente para elas este dia...
A realidade nos Açores é bem diferente daquilo que os políticos nos querem fazer crer. A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de P. Delgada tem entre maõs 742 processos de crianças em risco. E sem poder nada fazer por falta de meios... O Tribunal de Família e Menores está um caos. A acumulação de processos atinge números impensáveis de 2.771. Muitos deles têm a ver com adopção de crianças, regulação do exercício do poder paternal e alterações ou incumprimento do poder paternal. Não há funcionários suficientes e não há solução à vista. Há cerca de 600 crianças institucionalizadas nos Açores, muitas sem qualquer projecto de vida...Aguarda-se ainda a promessa de César do Provedor da Criança ...
Como podem os nossos governantes dormir descansados com este horrível cenário? Hipocrisia pura!