PARI PASSU

O acompanhamento, a par e passo, da vida nas Ilhas dos Açores, desde a economia e política até à cultura e religião.

26.11.06

Mais uma sociedade anónima

O governo regional dos Açores SGPS(?) criou mais uma sociedade anónima para juntar às inúmeras existentes. Significa isto:
mais empréstimos;
mais desorçamentação;
mais um conselho de administração(naturalmente com remuneração nem que sejam senhas de presença);
possivelmente melhores instalações;
possivelmente uma secretária particular requisitada, de confiança política;
e acima de tudo MAIS ESTADO, numa economia perfeitamente intervencionada.
De fazer inveja a Fidel Castro e ao seu mano. A cubanização dos Açores?

Deixem-me nascer...




açores pelo NÃO.

23.11.06

Repensar e reorganizar o Estado

O Dr. Medina Carreira um conceituado fiscalista, perfeitamente insuspeito, escreveu no Público um interessante artigo denominado “Caminhos Perigosos: cenário 2015”.
E chega à seguinte conclusão: “O mais grave problema que enfrentamos hoje é o do Estado: não se sustenta com a economia que temos e outra é irrealizável em tempo útil. Resta repensá-lo e reorganizá-lo”.
Entre 1990 e 2005 tivemos uma economia em queda prolongada e uma explosão das despesas públicas.
“No último século, os Estados nunca puderam tão pouco como hoje. Nestas novas circunstâncias, os que prometem mais economia e mais emprego não passam de vendedores de ilusões”
E termina de forma clara e directa:
“Sem uma profunda reforma do Estado social (despesas sociais) o Estado Português não terá sustentação financeira dentro de poucos anos”.
Ora se isto é verdade para o todo nacional muito mais o é para os Açores onde o Estado é puramente monstruoso, tentacular e asfixiante. Agora até quando é que vamos manter esta estado de coisas na Região Autónoma dos Açores? Apenas enquanto vierem os milhões e milhões da UE e da República. Que deveria ser entendido sempre como transitório e a prazo.

22.11.06

Açores na cauda de Portugal e na União Europeia

Não se entende a gritaria e a excitação do vice do governo regional sobre o grande desempenho do seu governo no desenvolvimento e crescimento económicos dos Açores. Quando os milhões e milhões vindos da UE apenas trouxeram míseros tostões de criação de riqueza nestas ilhas.
De acordo com o quarto relatório sobre os progressos realizados em matéria de coesão, divulgado pela publicação Inforegio News, e com base em dados de 2003 do Eurostat, os Açores, em termos de rendimento per capita, estão em Portugal apenas à frente da região Norte. Enquanto os Açores se quedam nos 61,1 %, o Norte não ultrapassa os 57,4%, quando a média do país é de 72.9%. A Madeira tem 90,4%.
Quando comparado com as outras regiões ultraperiféricas, atrás dos Açores e na cauda apenas a Guiana Francesa (região inserida na amazónia) com 57,6% e a Reunião com um valor muito semelhante ao dos Açores(60,2%).
Outra região arquipelágica, as Canárias, tem 91,1% do rendimento per capita da UE .
Os Açores, com os milhões e milhões que receberam e recebem, continuam a integrar o grupo das 12% piores regiões da UE, num total de 253 regiões.
Mas é isto um bom desempenho?
A Região Autónoma dos Açores continua com apenas 61% do rendimento per capita da UE a 25 países, quando tem sido das regiões que mais fundos comunitários tem recebido e de forma regular.
O que se passou então?
É preciso claramente levantar esta questão pertinente, face à intoxicação pública encetada pelo governo regional.

16.11.06

Pudim de gelatina...

Para ler no açores pelo NÃO.
















14.11.06

Baixa execução orçamental...

O Despacho Normativo nº. 55/2006 (JO 45 de 9 Novembro) publica a Conta Provisória da RAA para o primeiro semestre do corrente ano.
E parece que ao nível dos investimentos o governo andou a dormir. A taxa de execução é de apenas 25%. Quando deveria estar muito próxima dos 50%.
E a dormideira apanhou essencialmente a secretaria de economia, com uma execução baixíssima de 16%.
A execução global (despesas correntes, do Plano e de Capital) foi de 39%.

11.11.06

Incongruência...

Acabo de ouvir uma congressista do PS a afirmar entusiasmada que este governo é de esquerda, porque defende as pessoas.
Mas quais são? Não são os funcionários públicos! Não são os reformados e os pensionistas com prestações de miséria!Não são os idosos! Não são os trabalhadores! Estes estão todos já de cinto bem apertodo quase no limite dos furos...
Nem são os nascituros! Porque este governo fecha maternidades por todo o interior para abrir clínicas de abortos. O ministro da saúde promove até descaradamente as clínicas espanholas de abortos, autênticas trituradoras de bebés. Incongruência total!

10.11.06

Desigualdade...



O rendimento conjunto das 500 pessoas mais ricas do mundo ultrapassa o dos 416 milhões de pessoas mais pobres.
Lamentável! Triste!
Vivemos num mundo de desigualdades e de injustiças, onde há milhões e milhões de obesos (excesso de alimentos) ao mesmo tempo que há milhões e milhões a morrerem de fome (falta de alimentos). Tem de haver maneira de se alterar este estado de coisas. Quando os homens deixarem de olhar apenas para si e olharem também para os homens que estão ao seu lado...

8.11.06

Como um catavento

Em 1998 era assim:
"Bem sei que não há soluções mágicas para acabar com essa tragédia clandestina. Sei até que o aborto clandestino sobreviverá a este referendo, seja qual for o seu resultado, como sei que não podemos ter a certeza de que a legalização não implicará, ao menos numa primeira fase, um aumento do número total de abortos."
José Sócrates

Agora o mesmo José Sócrates é apoiante fervoso do Sim ao aborto para acabar com o aborto clandestino. O que era então agora já não é...Verdadeiro catavento, ao sabor da oportunidade política!

7.11.06

Promoção de produtos regionais por Clubes de Futebol


Como é que um Clube de Futebol pode promover produtos regionais? Jogando com repolhos ou anonas? Bebendo leite ao intervalo? Comendo um bife de lagarto no fim do jogo? Comendo uma rodela de ananás à sobremesa? Ou tendo uma batata na camisola? Ou um charuto Dom Paco?
Esta de subsidiar clubes de futebol com graves crises financeiras para promoção de produtos regionais não lembraria ao diabo! Deveras original!

3.11.06

A evolução do Nascituro no ventre da mãe

...

1.11.06

O SIM à Vida


O SIM à Vida porque sou cristão. Acredito em Jesus Cristo e na sua Palavra. Simplesmente! Posted by Picasa