PARI PASSU

O acompanhamento, a par e passo, da vida nas Ilhas dos Açores, desde a economia e política até à cultura e religião.

29.3.07

De férias

De férias até 9 de Abril. Boa Páscoa!
Posted by Picasa

Promoção dos Açores no Washington Post

Um excelente artigo de John Deiner, jornalista do The Washington Post, promove os Açores nos Estados Undidos.

Audiência da telenovela da TVI satisfaz César

O êxito obtido pelo primeiro episódio da telenovela “Ilha dos Amores”, segundo o presidente do Governo Regional , é “motivo de satisfação” para todos os açorianos (AO para assinantes).

E estávamos convencidos que o presidente do governo tinha assuntos muito mais importantes para se preocupar e resolver. Pelos vistos anda a acompanhar a "Ilha dos Amores"!
Ou não será esta afirmação uma tentativa de branquear o chorudo subsídio de 500.000 € e as 600 passagens aéreas atribuido à TVI?

28.3.07

Intervenção na Caloura

De facto não descansam enquanto não destruirem a Caloura, com obras absurdas, irrealistas e injustificáveis. Um cais acostável, numa pequena e estreita baía?Uma pequena praia? É triste esta tendência para a betonização. Tem agora uma palavra, também, a associação cívica Caloura Viva.

26.3.07

Moderação dos comentários

A partir de hoje, neste blogue, haverá moderação dos comentários, para evitar que anónimos desbragados façam-nos em inaceitáveis ataques pessoais, de forma rude, grotesca e desrespeitosa da dignidade, não só do responsável por este blogue como dos visados pelos respectivos posts.
Liberdade de expressão é bem diferente da libertinagem abrutalhada que infelizmente ainda assola a blogosfera.
Até se conseguir conviver na blogosfera em liberdade e no mais puro respeito pela opinião dos outros, impõe-se esta moderação dos comentários.
É um decisão hoje tomada mas que há muito vem sendo ponderada.
E porque foram deixados comentários impróprios e ofensivos no post Publicidade do Governo, atentatórios para com o responsável deste blogue e para com o Expresso das Nove, decidimos apagar este post e os respectivos comentários.

24.3.07

Gestores municipais

Os gestores municipais são nomeados sem critério, não fazem declaração de rendimentos e, em muitos casos, recebem muito mais do que o permitido por lei. Para além disso, beneficiam de regalias, como cartões de crédito e telecomunicações, sem que tal esteja previsto na lei.
E os gestores municipais das quase duas dezenas de Empresas Municipais dos Açores? Copiaram a prática do exterior? Há que fiscalizar!

22.3.07

Drogas e álcool

Drogas e álcool em OLHOS DE VER.
Uma preocupação (um flagelo!) que não tem merecido as devidas medidas para a combater, nem do governo, nem das autarquias, nem da sociedade civil. Acção precisa-se, quanto antes!

Vale Tudo com Vale César

O Ministério Público vai abrir um inquérito judicial a Carlos César por ter apelado, enquanto presidente do Governo Regional dos Açores, ao voto no Sim no referendo sobre oa interrupção voluntária da gravidez, que se realizou a 11 de Fevereiro passado (AO para assinantes).
Vale tudo com Vale Cesar, tal é a ânsia de tudo controlar nesta sociedade insular.

20.3.07

IMI inaceitável e incompreensível

O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) passou de 0,4% para 0,8%, em Ponta Delgada, um aumento brutal e incompreensível de 100%. Para além disso o valor patrimonial dos imóveis foi actualizado em 3%.
Será que o serviço prestado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada melhorou, ou vai melhorar em 2007, para se justificar este absurdo e violento aumento? Será que o abastecimento de água melhorou? A recolha de lixo? Os transportes nos mini-bus? As ruas do concelho melhoraram? A circulação e o estacionamento do trânsito melhorou?
NÃO PARECE! Portanto não se justifica tal aumento!
E a actuação das autarquias, em S. Miguel, parece estar concertada.
Todas as outras autarquias estão também já nos 0,8%.
É a cartelização autárquica. Tenham dó!
Posted by Picasa

16.3.07

Não há fricção entre o Teatro e o Coliseu

Pois claro a "fricção" que existe é entre o Coliseu Micaelense e o Teatro Micaelense por um lado e por outro os contribuintes açorianos que estão a pagar por esta política cultural(?), em grande parte, importada do exterior. Uma extravagância, face ao estádio de desenvolvimento destas ilhas do Atlântico.

15.3.07

Aborto até aos 9 meses?

Aí está o que se temia: a porta começa a ficar aberta para o aborto até aos 9 meses.
Tudo isto foi uma farsa deste o princípio. O povo português foi mesmo enganado.
Afinal o drama da prisão (?) das mulheres podia ser resolvido assim sem a liberalização do aborto a pedido! Deixando de ser punido!

13.3.07

A hora da tolice

O Governo Regional dos Açores vai disponibilizar 500 mil euros à produtora NBP para realização da telenovela “Ilha dos Amores”, nos Açores.
A informação foi avançada ontem, pela Antena 1, que refere que a verba foi disponibilizada por instrução directa do presidente do Governo Regional , Carlos César.
Àquele montante juntam-se 150 mil euros para seiscentas passagens na transportadora aérea açoriana (SATA) com o objectivo de transportar a equipa de filmagens.
Ao nível das câmaras municipais - apurou o “Açoriano Oriental” - , os apoios reportam-se à disponibilização de meios logísticos e, nalguns casos , ao fornecimento de refeições, em harmonia com os protocolos assinados com a NBP, a produtora responsável pela criação da nova novela da TVI (para assinantes).

Está na hora da tolice! Normalmente acontece a partir do 10º. ano no poder. Quando surgem tiques de prepotência, autismo, petulância e agressividade, resultando regra geral em muita asneirada.

12.3.07

L´État c´est moi

Se dúvidas houvessem foram cabalmente esclarecidas no último plenário da Assembleia Legislativa Regional com a aprovação do novo protocolo (precedências protocolares).

Entramos nos Açores na fase da idolatria pura e do verdadeiro culto da personalidade, à boa maneira cubana. Iniciou-se o regime presidencialista e enterrou-se o parlamentarista. Ou por outra, formalizou-se por que na prática já assim era.


Decisão da Coligação "fracturante e sexocrática" do PS, PCP e BE

...Para estas duas questões, tivemos agora a resposta no Parlamento por via de uma coligação "fracturante e sexocrática" do PS, PCP e BE. Uma lei que aponta no sentido de um aborto livre, "simples" e "directo", tipo "via verde"! Na nova lei, "não fosse o diabo tecê-las", vingou o projecto mais minimalista. Nada de aconselhamento completo e responsabilizador que permita à mulher estar de posse de todas as informações que - sem prejuízo da sua livre vontade e plena autonomia de decisão - possam constituir factores de dissuasão daquilo que todos haviam afirmado combater: o aborto!...

...É de tal modo assanhada a intenção de liberalizar o aborto que a dita consulta só pode ser feita por médicos que não se oponham a fazer abortos! Uma vergonha!É, de facto, uma lei que, além de despenalizar o aborto, vai mais longe. Pelos seus resultados e pelas suas omissões, acaba por o promover. Pela norma e pelo dinheiro dos contribuintes, acaba por o tornar completamente um direito subsidiado. O mesmo dinheiro dos contribuintes que falta nos hospitais para salvar vidas e cuidar dos doentes e "onde mais de 225 mil pessoas aguardavam por uma cirurgia em Dezembro de 2006"
António Bagão Félix

A não perder hoje no Público (para assinantes).

7.3.07

A Verdade numa Região de Mentira

A sair amanhã no Correio dos Açores, na coluna quinzenal Olhos de Ver.

Encharcados em droga

Um inquérito realizado por Carolina Ferreira, Joana Carreiro e Inês Raposo do 12º. ano da Escola das Laranjeiras, e referente a alunos do Ensino Secundário em Ponta Delgada, no âmbito das I Jornadas da Adolescência, apresenta conclusões deveras preocupantes:
  • 1 em cada 20 adolescentes consome frequentemente drogas;
  • 32% consome ocasionalmente;
  • 32% já experimentou;
  • 70% dos não consumidores já assistiu ao consumo no estabelecimento de ensino.
Isto é de facto alarmante e triste. Estamos a permitir a destruição de parte dos recursos fundamantais desta Região: os adolescentes, que mais tarde serão os verdadeiros agentes do desenvolvimento económico e social destas ilhas.
Como é possível estar isto a acontecer perante os olhos dos conselhos directivos das escolas, da sua comunidade educativa, das associações de pais e encarregados de educação, dos governantes regionais e dos autarcas? Mas o que é que se apoderou desta sociedade, cega, niilista, apática e impotente? Ou estão todos entretidos com as festas e os espectáculos, a cultura enlatada, as obras faraónicas, as telenovelas, e a olharem exclusivamenbte para o seu umbigo?
Que terra é esta que deixa perder o seus filhos nos caminhos da droga? Sem reacção!
Apetece fugir, para bem longe...

5.3.07

Tentáculos em Fall River

A Direcção Regional das Comunidades apoiou em cinco mil euros a organização de intervenção social e cultural SER - Jobs for the Progress - da cidade de Fall River, nos Estados Unidos da América (EUA).
O apoio está dirigido para uma actividade de ocupação de tempos livres destinada à 3ª idade, que teve o seu início em 2004. A SER promove na mais açoriana das cidades americanas a identidade cultural dos Açores e também se dedica à solidariedade social, incentivando a ligação da comunidade emigrada com a sua terra natal. O apoio integra-se na política do Governo Regional de ajudar as várias instituições da diáspora açoriana. (Açoriano Oriental: para assinantes).

O "polvo" começa a extravasar as ilhas e já lança tentáculos nos Estados Unidos. Já não bastavam os milhares e milhares de subsídios distribuídos por todas as ilhas, por tudo e por nada. É a sociedade de "mão estendida", tão apadrinhada pelo governo regional. Para tudo controlar.