PARI PASSU

O acompanhamento, a par e passo, da vida nas Ilhas dos Açores, desde a economia e política até à cultura e religião.

24.7.07

Betão com Betão!

As obras da primeira fase das obras de construção dos parques subterrâneos na avenida marginal deverão arrancar no próximo dia 1 de Agosto (para assinantes).
Não bastava a monstruosidade das Portas do Mar a descaracterizar o litoral e a concentrar actividades múltiplas numa avenida já exígua e perfeitamente congestionada, agora vamos ter uma cidade subterrânea, numa "resposta" política aberrante.
Com betão se combate betão, no pior da política...
E assim se vai destruindo o que de melhor temos: ambiente puro, natureza viva e paisagem pitoresca. E todos calam...
O Bloco Central no seu apogeu?

23.7.07

Procura-se

Posted by Picasa
Procura-se um francês de nome anglicista que era esperado por milhares de jovens, no dia 20, na Vinha da Areia. Ainda há quem diga que lá esteve, mas fontes normalmente idóneas afirmam a pés juntos que afinal não compareceu. Mas que mandou "clones" para acalmar a malta.
A "parolice" a que chegamos nestas ilhas, quais verdadeiros palcos de diversões.

19.7.07

Pão e Circo a rodos

Este fim de semana vai ser caracterizado em S. Miguel pelo apogeu da sociedade do espectáculo que está instalada nestas ilhas, às custas de todos nós contribuintes. O novo ópio do povo, a nova forma de alienação, cara quanto baste.
O problema maior é escolher onde ir tal é a oferta.

O DJ Bob Sinclair na Vinha da Areia acompanhado de Gary Nesta Pine dos míticos Wailers de Bob Marley.
Na piscina de São Pedro um espectáculo da DJ Ladyee Jane, natural da República Checa.
Festival “Alta Tensão” no Coliseu Micaelense, com oito bandas, onde se destaca a presença do grupo dinamarquês “MNEMIC”.
Na Lagoa a actuação dos Santos e Pecadores, a banda FF, e a banda UHF.
E ainda no Coliseu Micaelense um curso intensivo de canto com a docente internacionalmente solicitada Melissa Cross.
E além de tudo isto a Feira de Gastronomia na Praia das Milícias.

Todos os condimentos estão apostos para dar quantidades astronómicas de "pão e circo" ao povo. Que até gosta, mas esquece-se que está a pagar por tudo isto. E que os poderes públicos ao gastarem no "pão e circo" não gastam no combate e na resolução de problemas sociais que atormentam ainda muitos micaelenses. E que toca este mesmo povo.

Maternidade e vida

Medidas a favor da maternidade e da vida foram recomendadas ao Governo pelos deputados. Muito a propósito!

12.7.07

Festas do Nordeste

Uma página inteira nos matutinos, com um programa repleto de música e de músicos, essencialmente de fora, e naturalmente com custos elevados, suportados por todos nós contribuintes. E a água do concelho tem das piores qualidades de todo a país.
NÃO FAZ SENTIDO!
Estranhas prioridades!

11.7.07

Sociedade-espectáculo

Está de facto instalada nestas ilhas a sociedade-espectáculo, como diria Júlio Pomar ainda recentemente "o ópio do povo", "uma forma de alienação". E o povo enquanto se diverte esquece-se das misérias do dia a dia. Isto numa Região das mais pobres da União Europeia onde ainda grassam sérios problemas sociais, por resolver. É triste ver como desbaratam descaradamente o erário público, o produto dos nossos impostos!
Posted by Picasa

6.7.07

Crescimento e muita demagogia

A economia açoriana cresce a um ritmo superior à média nacional. O vice-presidente do Governo, Sérgio Ávila, assegura que, mesmo com os constrangimentos da dispersão geográfica, é possível gerar mais riqueza nos Açores.
Deixem-se de demagogia e de meias verdades!
A economia dos Açores tem um PIB per capita superior a 2 regiões nacionais, que se encontram conjunturalmente em profunda estagnação económica.
Comparem os Açores com a União Europeia, e aí a divergência é uma constante.
Apesar dos milhões e milhões que cá entram não conseguimos criar riqueza, de modo a convergir com a UE, agora a 27.
Está é que é a verdade.

5.7.07

Pleven?

Pleven, o que quer que seja ou onde quer que seja, vai ser geminada com Ponta Delgada.

Naturalmente com muitas afinidades: culturais, históricas, linguísticas, sociais etc...!

A começar pelo autarca Naiden Zelenogorski.

Tem direito a uma viajem a Pleven quem conseguir, à primeira, pronunciar o sobrenome do nosso "geminado".

Coisas da política!

Distraídas com as festas e o foguetório?

Há sete municípios dos Açores entre os 10 piores do País em termos de qualidade da água, revela um estudo da Deco, publicado na revista “Proteste” referente aos meses de Julho e Agosto (AO para assinantes).

4.7.07

A asfixia continua...

O Director Regional da Cultura, Vasco Pereira da Costa, garantiu ontem que “as Lojas da Cultura, de iniciativa governamental, não vão fazer concorrência às livrarias regionais”, frisando que “são apenas pólos de promoção e dinamização cultural” (AO para assinantes).
À boa maneira da ex-União Soviética, aqui nestas ilhas tudo é Estado, num processo perigoso de controlo, via asfixia da sociedade civil. O governo e as autarquias concorrem directamente com os empresários numa concorrêncial desleal e inaceitável. Ou não estamos na União Europeia com as suas liberdades fundamentais? Que é feito do direito de estabelecimento e da livre concorrência? Lojas da Cultura? Sinceramente!