PARI PASSU

O acompanhamento, a par e passo, da vida nas Ilhas dos Açores, desde a economia e política até à cultura e religião.

31.10.07

Triplas vítimas

...Muito crítico em relação ao processo Casa Pia e à Justiça que se pratica em Portugal, Bagão Félix diz que, cada vez mais, “a Justiça se faz contra as vítimas. As vítimas são triplas vítimas. São vítimas do crime propriamente dito, são vítimas dos atrasos e da engenharia processual, que hoje domina completamente, sobretudo, quando estão em causa os escritórios de advogados mais poderosos, mais ricos, com mais poder, e são vítimas porque são sempre esquecidas no fim”. E remata dizendo que a história está cheia de histórias de criminosos. Não de vítimas.
Infelizmente é isto que se passa...

28.10.07

Balanço do aborto liberalizado

...A meio do mês de Setembro, a Direcção Geral de Saúde deu notícia de 1435 abortos realizados desde o dia 15 de Julho: representam cerca de 24 abortos por dia. Um aborto por hora...

27.10.07

Paul Pott

Como as aparências iludem... Um sonho que é concretizado.

O flagelo da droga

Apoiamos e solidarizamo-nos com o Padre Duarte Melo nesta luta contra o tráfico e consumo de drogas que está a "corroer" a nossa sociedade, mormente os jovens. Desgraças e mais desgraças estão a bater à porta de muitas famílias.
Toda a sociedade civil tem de se envolver neste combate duro, aliada aos poderes Regional e Local.
Exige-se muito mais acção dos poderes públicos contra este flagelo.

26.10.07

Repensar a Universidade

O mote está lançado: a Universidade dos Açores vai ter que redimensionar o seu quadro de pessoal docente e não docente. A bem do saneamento financeiro de que a Academia tanto necessita e que Mariano Gago exige. O ministro que tutela a pasta do ensino superior não deixa margem para quaisquer ambiguidades ao afirmar que o equilíbrio das finanças é urgente e os custos da tripolaridade “um álibi sem sentido”. E tem razão o ministro.
O diagnóstico é simples: há receitas a menos para os actuais custos de funcionamento da Uaç. Não é possível fazer entrar mais 1.000 alunos e aumentar as receitas.
Então só há um caminho: a contenção dos custos, mediante aumentos de eficiência e eficácia, eliminação de desperdícios, e acima de tudo muita CORAGEM para decidir.
Há muito CONHECIMENTO e SABER no Departamento de Economia e Gestão da Uaç. Usem-no!E tomem decisões!

25.10.07

Parceria letal!

21.10.07

Peixeirada!

Por favor parem com esta peixeirada que envolve o aterro de S. Miguel (ou será lixeira?) e resolvam os problemas no local certo, não na comunicação social. Poupem-nos desta triste e confrangedora novela!

18.10.07

Política: Indústria de imagens

"A política não é mais uma arte de pessoas para o bem das pessoas. É uma indústria de imagens, geridas em função dos talentos mediáticos dos seus protagonistas e da reacção do barómetro das audiências".
Leonor Pinhão in Correio da Manhã
Perfeito! Lapidar!

Pobreza

Nos Açores ainda há 4.916 famílias a depender do Rendimento Social de Inserção e apenas em S. Miguel há 10.517 pessoas a serem apoiadas nas suas necessidades mais básicas pelo Banco Alimentar.
Esta é a pobreza explícita porque há ainda a pobreza envergonhada que, portas adentro, lá vai vivendo com muitas dificuldades.
Isto na Região dos milhões e milhões, do governo superavitário, das Portas do Mar, da Cidade Subterrânea, do divertimento desmedido e oneroso importado a rodos, dos pavilhões multiusos, dos caros centros interpretativos e do resultante "pão e circo" para "esconder" o que na realidade se passa. Sejamos coerentes!

15.10.07

Saneamento da UAç musculado!

O Ministério do Ensino Superior exige o saneamento económico-financeiro da Universidade dos Açores (Uaç). A insularidade e a tripolaridade, que justificavam os elevados custos de funcionamento da UAç, muito acima da média nacional, parecem já não colher a "simpatia" do governo da república. E vai daí exige um saneamento, como que musculado, ou seja, obrigatório.
É lamentável que seja o governo da república, através do ministério da tutela, a obrigar a uma gestão de custos mais eficaz. A Uaç tem no seu seio conhecimento suficiente para diagnosticar e tomar medidas para a contenção das suas despesas de funcionamento. Só que algumas medidas podem ser impopulares. Mas o gestor público não exerce o cargo apenas tomando decisões agradáveis e populares e esperando sempre que os poderes públicos cubram os défices.
E ao que parece o ministério disse basta! Agora é o cabo das tormentas!

13.10.07

O Anfiteatro

O anfiteatro que começa a surgir nas Portas do Mar, o tal empreendimento do regime, é uma aberração estética. Não lembraria ao diabo construir semelhante apêndice! E para quê? Possivelmente para termos ainda mais "circo" agora do mar para dentro.

Feijão amarelo

Feijão amarelo a secar, na Ribeira da Praia.

12.10.07

Já se desconfiava!

O presidente da Delegação Regional da Ordem dos Arquitectos, Kol de Carvalho, acusou as entidades públicas nos Açores de se demitirem das suas responsabilidades ao nível do planeamento do território deixando que os privados assumam esse controlo (in AO de 11/10/07).
Já se desconfiava, mas finalmente alguém tem a coragem de publicamente assim afirmar. O que não é nada fácil nesta sociedade minúscula e totalmente amarfanhada pelos poderes públicos.

Mas agora há!

“Não houve dinheiro e vontade para dar cabo da paisagem”, admitiu o vice-presidente da Associação dos Urbanistas Portugueses (AO para assinantes).
Mas infelizmente agora há dinheiro para se ir dando cabo de parte da paisagem, fruto da enorme pressão imobiliária e de algumas vontades políticas que se "casam" perfeitamente, em "misturas explosivas".

9.10.07

Encontro Internacional sobre Resistência à Hormona da Tiróide

...Em 2000, identificou com segurança em São Miguel aquela que é hoje considerada a família mais numerosa em todo o mundo portadora de uma rara doença genética de resistência à hormona da tiróide e que despertou o interesse da comunidade médica internacional.E cerca de 80 especialistas de 11 países estão desde ontem em Ponta Delgada, para durante três dias debaterem esta doença que também é apelidada de Síndroma de Refetoff, devido ao facto de ter sido documentada pela primeira vez pelo investigador Samuel Refetoff da Universidade de Chicago e que também participa neste 8º Encontro Internacional sobre Resistência à Hormona da Tiróide (Resistance to Thyroid Hormone - RTH)...
É possível a partir destas ilhas "perdidas" no meio do Atlântico fazer investigação de qualidade internacional, neste caso realizada por um médico micaelense.
A insularidade não pode ser mais, nos tempos actuais, desculpa para o atraso económico e científico em que nos encontramos. Na aldeia global que é este mundo, os Açores podem também estar no centro.
E o endocrinologista João Anselmo demonstrou isto mesmo.
Para mais informações sobre este importante evento aqui.

7.10.07

Calafão

Caguei-te Mariano...

O Açoriano/Açoreano

Teso da verga...

"Post" 500

É um marco atingir 500 "posts" neste espaço, denominado de PARI PASSU.
É a altura também para uma reflexão sobre a experiência na "blogosfera" com vista a definir um RUMO para o futuro. Ou até apenas "afinar" o RUMO até aqui traçado!