PARI PASSU

O acompanhamento, a par e passo, da vida nas Ilhas dos Açores, desde a economia e política até à cultura e religião.

23.11.06

Repensar e reorganizar o Estado

O Dr. Medina Carreira um conceituado fiscalista, perfeitamente insuspeito, escreveu no Público um interessante artigo denominado “Caminhos Perigosos: cenário 2015”.
E chega à seguinte conclusão: “O mais grave problema que enfrentamos hoje é o do Estado: não se sustenta com a economia que temos e outra é irrealizável em tempo útil. Resta repensá-lo e reorganizá-lo”.
Entre 1990 e 2005 tivemos uma economia em queda prolongada e uma explosão das despesas públicas.
“No último século, os Estados nunca puderam tão pouco como hoje. Nestas novas circunstâncias, os que prometem mais economia e mais emprego não passam de vendedores de ilusões”
E termina de forma clara e directa:
“Sem uma profunda reforma do Estado social (despesas sociais) o Estado Português não terá sustentação financeira dentro de poucos anos”.
Ora se isto é verdade para o todo nacional muito mais o é para os Açores onde o Estado é puramente monstruoso, tentacular e asfixiante. Agora até quando é que vamos manter esta estado de coisas na Região Autónoma dos Açores? Apenas enquanto vierem os milhões e milhões da UE e da República. Que deveria ser entendido sempre como transitório e a prazo.