PARI PASSU

O acompanhamento, a par e passo, da vida nas Ilhas dos Açores, desde a economia e política até à cultura e religião.

9.10.07

Encontro Internacional sobre Resistência à Hormona da Tiróide

...Em 2000, identificou com segurança em São Miguel aquela que é hoje considerada a família mais numerosa em todo o mundo portadora de uma rara doença genética de resistência à hormona da tiróide e que despertou o interesse da comunidade médica internacional.E cerca de 80 especialistas de 11 países estão desde ontem em Ponta Delgada, para durante três dias debaterem esta doença que também é apelidada de Síndroma de Refetoff, devido ao facto de ter sido documentada pela primeira vez pelo investigador Samuel Refetoff da Universidade de Chicago e que também participa neste 8º Encontro Internacional sobre Resistência à Hormona da Tiróide (Resistance to Thyroid Hormone - RTH)...
É possível a partir destas ilhas "perdidas" no meio do Atlântico fazer investigação de qualidade internacional, neste caso realizada por um médico micaelense.
A insularidade não pode ser mais, nos tempos actuais, desculpa para o atraso económico e científico em que nos encontramos. Na aldeia global que é este mundo, os Açores podem também estar no centro.
E o endocrinologista João Anselmo demonstrou isto mesmo.
Para mais informações sobre este importante evento aqui.