PARI PASSU

O acompanhamento, a par e passo, da vida nas Ilhas dos Açores, desde a economia e política até à cultura e religião.

9.11.05

A riqueza


“Não devemos considerar riqueza aquilo que não podemos levar connosco. Porque aquilo que devemos deixar neste mundo não nos pertence, é dos outros.”
S. Ambrósio
Como seria diferente o mundo se os homens entendessem esta frase sábia. Não haveriam desigualdades sociais abruptas, pobreza e miséria a rolos, e sofrimento incontido. Haveria uma sociedade mais fraterna e solidária.
Mas continua-se a viver uma onda de consumismo, de prazer, de ganância. Onde os bens materiais são a razão de todo o viver. Compram-se carros como se fossem objectos de adorno, sinal de estatuto social, e não meros meios de transporte. Constroem-se casas enormes como se fossem para albergar 5 famílias e como se os seus donos vivessem 300 anos. Mobila-se como se fosse para servir 3 famílias. Come-se e bebe-se por 3 pessoas. Cuida-se do corpo e das aparências como se nunca envelhecesse e se detiorasse. Gasta-se o que se tem e o que não se tem, numa busca incessante de coisas...Esquece-se o espírito. E acabamos todos completamente vazios e muitas vezes na solidão. Não temos temos para parar. Mas temos tempo para passar semanas em convalescença numa cama de hospital depois de um ataque cardíaco ou de uma AVC. E acabamos estirados numa cama com um espírito atrofiado, raquítico.
Mas é possível alterar estes comportamentos. Faça-se um pouco de silêncio, e analise-se a nossas vidas. E depois é afinar a direcção, corrigir o rumo...

Posted by Picasa