PARI PASSU

O acompanhamento, a par e passo, da vida nas Ilhas dos Açores, desde a economia e política até à cultura e religião.

29.3.06

Caloura novamente em perigo


Esta explêndida zona banear e porto de pesca tradicional começa a correr novamente sérios riscos de destruição (digo mesmo destruição!) por parte de betoneiros que agora lembraram-se de prometer aos 100 pescadores locais um cais para atracagem de traineiras e barcos de recreio. Fruto das excitações das campanhas eleitorais. A ideia agora é no lado esquerdo do pontão de pedra basáltica colocar umas toneladas de betão e criar uma nova area para as pescas. Isto num espaço tão limitado vai provocar conflitos evidentes entre pescadores, banhistas, condutores e transeuntes. Por seu lado e paralelamente ao pontão e a um nível inferior querem construir uma faixa de betão para solário. E ainda não satisfeitos querem fazer um passadiço com origem na pequena baia que se forma no lado direito do pontão e fim no lado direito do bar existente. Uma autêntica aberração!
Num local tão sensível em termos ambientais isto pode ser considerado um crime contra o património natural de uma zona que é classificada de SIC ( Sítio de Importância Comunitária).
O promotor desta obra é a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e com o apoio evidente da autarquia local. Resta saber como a Secretária do Ambiente vai conciliar esta obra com a Secretária do Mar! Quando a Secretária do Mar sabe que há portos de pesca na Lagoa, na Ribeira Quente e em breve em Vila Franca, muito próximos da Caloura. E quando a Secretária do Ambiente sabe que esta zona é um SIC e pertence à rede natura 2000, a ser preservada! Posted by Picasa

2 Comments:

At 10:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Quererão matar a galinha dos ovos de ouro? Octávio Lima (ondas3.blogs.sapo.pt)

 
At 10:42 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Eu gostava de ver se o Sr. Luís Anselmo fosse pescador em Água de Pau se pensaria da mesma forma.

 

Enviar um comentário

<< Home