PARI PASSU

O acompanhamento, a par e passo, da vida nas Ilhas dos Açores, desde a economia e política até à cultura e religião.

1.3.06

Começa a cheirar a esturro...

Há fortes indícios de que existe já em acção um lobi para travar o desenvolvimento económico de S. Miguel.
A Direcção Regional da Cultura agora resolve criar as maiores dificuldades a projectos imobiliários (instalações da fábrica Melo Abreu e parque do Mini-Costa) ou a obras públicas em S. Miguel (parque subterrâneo no Largo S. João) alegando razões pouco consistentes: património industrial, vestígios arqueológicos, edifício classificado na redondeza etc...
A Ilhas de Coesão S A resolve de imediato apoiar um projecto na Terceira, de instalação de um parque etnográfio (o lá o que seja!) quando esta ilha não é ilha da coesão.
A promoção do destino Açores que tem sido genérica e única para todas as ilhas, por pressão da Terceira, ao que parece vai ser agora localizada.
A Atlânticoline S A, uma empresa de capitais públicos para ter barcos de transporte de passageiros inter-ilhas tem sede na Terceira.
São conhecidas as tendências bairristas do vice-presidente do governo, que nunca ultrapassou a dimensão de ilha (Terceira) apesar de exercer um cargo regional.
Se não houver reacção dos micaelenses vamos novamente estagnar e aguardar pelas outras ilhas, como no tempo do PSD. Mais um grave erro histórico, agora do PS.
Começa já a cheirar a esturro...