PARI PASSU

O acompanhamento, a par e passo, da vida nas Ilhas dos Açores, desde a economia e política até à cultura e religião.

2.4.06

Cultura "enlatada" em doses exageradas



Assiste-se presentemente a doses exageradas de cultura importada ou enlatada, de forma especial nas duas casas de espectáculo de S. Miguel: Teatro e Coliseu. São milhões e milhões que são gastos anualmente, sem qualquer retorno económico (ou muito pouco), esvaindo-se para o exterior na sua quase totalidade.
Puro consumo para alimentar o ego de alguns políticos e de uma elite que acha que assim é que se desenvolve a ilha. Mandando vir do exterior músicos, bailarinas, trapezistas, contorcionistas, artistas de teatro, todos pagos a peso de ouro.
Nada teria a ver com este despesismo e esta cultura enlatada se pelo meio não houvesse muito dinheiro do erário público, de todos nós, de forma directa ou de forma encapotada.
Vivemos numa Região pobre, insular, de pequena dimensão, que tem sido sustentada por transferências financeiras do exterior, que deviam e devem ser aplicadas em projectos públicos reprodutivos. Com vista à criação de riqueza e de emprego, essencialmente para jovens e mulheres. Só depois de haver sustentação económica, pela dita criação de riqueza, é que o poder político pode redistribui-la, incluindo pela cultura, mas essencialmente na dinamização da nossa cultura genuina, e nunca exclusivamente na importação de cultura do exterior.
É que nesta ilha ainda se verificam carências sociais graves que não foram debeladas, apesar das avultadas transferências financeiras do exterior (50% do orçamento da Região).
Defendo que enquanto bens alimentares, condições habitacionais, condições de saúde, e mesmo de educação, não forem integralmente satisfeitas não podemos avançar, desta forma exagerada, para bens culturais, mormente importados do exterior.
Tenham paciência, se querem esta oferta cultural paguem por ela, mas ao seu preço real, nunca a preços subsidiados como está injustamente acontecendo. Posted by Picasa

1 Comments:

At 6:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Oh homem de deus você é um totó do caraças....

 

Enviar um comentário

<< Home