PARI PASSU

O acompanhamento, a par e passo, da vida nas Ilhas dos Açores, desde a economia e política até à cultura e religião.

27.4.06

O caminho da modernidade?

Depois de um grande imbróglio, o projecto de investimento de concepção, construção e exploração de 95 km de estrada em S. Miguel, vulgo SCUT, ao que parece vai avançar.
Os nossos governantes querem fazer crer que este é o caminho da modernidade para esta Região insular e ultraperiférica. Grave erro.
O governo aposta e bem no turismo como alavanca para o crescimento e desenvolvimento económicos dos Açores.
Tem de ser um turismo de natureza, o nosso principal recurso. Um turismo diferenciado, que tem um mercado específico.
Ora rasgando a paisagem campestre, bucólica e de excepcional beleza, da Ribeira Grande ao Nordeste, ou da Lagoa à Vila Franca e Povoação, para termos vias rápidas, iguais a tantas outras existentes por este mundo não faz sentido. Porque estamos a matar a nossa galinha de ovos de ouro. O turismo que nos deve procurar quer apreciar estas belas estradas com bermas repletas de azáleas, agapantos, hortências, bordões de S. José, com criptomérias alinhadas, deixando ver os pastos verdejantes, as vacas brancas e pretas, e o mar azul. Não quer meter-se numa via rápida e chegar ao Nordeste num abrir e fechar de olhos. Quer muito mais apreciar o nosso campo, ao longo da viagem.
Com os fundos que vão ser pagos pelas SCUT poderia-se dar um incremento extraordinário na melhoria do produto Açores - Natureza Viva, e promover devida e fortemente este excepcional destino nos mercados adequados e nos segmentos turísticos certos.
Ao invés opta-se mais uma vez pelo raio do betão!