PARI PASSU

O acompanhamento, a par e passo, da vida nas Ilhas dos Açores, desde a economia e política até à cultura e religião.

12.12.07

Núcleo da ACEGE nos Açores

Realizou-se ontem a apresentação da ACEGE, Associação Cristã de Empresários e Gestores, agora com um Núcleo nos Açores, com uma conferência proferida pelo Dr. José Roquette sobre Ética e Responsabilidade Social das Empresas, perante uma interessante e interessada audiência de 70 pessoas, entre empresários e gestores.
Eis alguns excertos:
A competitividade nesta economia global ganha-se já não tanto no mercado mas sim na capacidade das empresas atrairem e manterem TALENTOS. E para isso as empresas precisam de ser ÉTICAS, um activo que começa a ser muito importante quer para o interior da empresa quer para o seu exterior.
A Responsabilidade Social das Empresas (RSE) começa a constar dos seus Relatórios anuais, e portanto comunicada aos mercados, e avaliada por estes.
A RSE é um activo incontronável nos dias de hoje porque os empresários já perceberam que acrescenta competitividade.
A RSE permite entrelaçar o projecto de vida dos seus colaboradores com os projectos empresariais e assim fortalecer as empresas.
Os empresários ditos de "patos bravos" têm os dias contados. O mercado acabará com eles por ausência de ética.
As empreas éticas adoptam uma perpectiva muito mais de longo prazo, de evolução sustentada, e não de curto prazo, de carácter especulativo.
Em 2005, o Grupo EDP publicou o seu Código de Ética , integrando os valores promovidos pela empresa, que formaliza e reúne as principais normas de conduta profissional.Este documento, adaptado aos diferentes países onde a EDP opera, foi distribuído individualmente a cada um dos colaboradores da Empresa.
Aqui está um exemplo de um Grupo económico com preocupações sociais e de ética.