PARI PASSU

O acompanhamento, a par e passo, da vida nas Ilhas dos Açores, desde a economia e política até à cultura e religião.

13.4.08

Demagogia!

A notícia de que a criminalidade violenta quase duplicou nos últimos oito anos nos Açores gerou uma onda de reacções que culminou com o presidente do governo regional a responsabilizar o primeiro ministro José Sócrates pelo aumento da criminalidade nos Açores (AO para assinantes).
Só faltava agora esta! Culpar o Sócrates pelo aumento da criminalidade e consequente insegurança nos Açores. Demagogia barata e inaceitável!
A insegurança nos Açores é o resultado óbvio da política festivaleira, do facilitismo, do "pão e circo" constante que nos brindam o governo e a grande maioria das autarquias.
Da cultura do betão ao invés da educação das pessoas. Da ausência de uma verdadeira política de prevenção da toxicodependência e do alcoolismo.
Durante anos os nossos políticos estiveram distraídos com "violas e brasileiras". E agora temos todos um problema grave de insegurança.
Vamos ter mastadontes como as Portas do Mar, vias tipo SCUT, Cidades Subterrâneas, Pavilhões Multiusos, Casinos, Casas de Espectáculos repletas de eventos de fora, suportadas injustamente pelos contribuintes, e ao mesmo tempo idosos e crianças fechadas nas suas casas com medo de sairem à rua. E zonas nas cidades e vilas onde ninguém se atreve a passar. Triste realidade! Quem diria que ilhas outrora pacatas se iriam tornar assim?
Naturalmente que a inoperância da justiça e a incapacidade das forças de segurança também não ajudam a combater a criminalidade.