PARI PASSU

O acompanhamento, a par e passo, da vida nas Ilhas dos Açores, desde a economia e política até à cultura e religião.

2.3.06

Ainda mais incongruências...

O Governo Regional dos Açores vai instalar no Farol dos Capelinhos um Centro de Interpretação Ambiental, que irá reaproveitar os espaços interiores das construções anexas. Serão investidos "apenas" 2 milhões de euros (400.000c).
A Câmara Municipal da Calheta de S. Jorge vai investir 2,5 milhões de euros (500.000c) num Centro de Animação Cultural.
Isto passa-se na região mais pobre de Portugal e uma das mais pobres da União Europeia e é de facto confrangedor. Uma região ainda com problemas sociais graves por resolver. Onde em S. Miguel proliferam bolsas de miséria, onde as redes de pedofilia e de prostituição de menores se deselvolvem. Com instituições a abarrotar de crianças e jovens sem projecto de vida e sem esperança alguma. Onde uma parte significativa da população não tem acesso aos cuidados básicos de saúde nem a uma alimentação condigna. Onde o alcoolismo e a toxidependência proliferam por toda a parte, mormente no meio escolar.
Enquanto as necessidades básicas das populações destas ilhas não estiverem totalmente satisfeitas o governo regional e as autarquias devem estar proibidos de asneirar desta forma, gastando desalmadamente em projectos muito pouco prioritários e perfeitamente desajustados.