PARI PASSU

O acompanhamento, a par e passo, da vida nas Ilhas dos Açores, desde a economia e política até à cultura e religião.

10.3.06

Solução para as ilhas de coesão


A solução para as ilhas de coesão, as mais pequenas e frágeis economicamente, passa por potenciar o crescimento económico de S. Miguel. A ilha que tem massa crítica, em termos de território, população e classe empresarial. Potenciar o crescimento económico de S. Miguel vai criar riqueza que pode ser redistribuida. E cabe este papel ao governo como regulador da actividade económica, e nunca como participante ou interventor. Quer isto dizer que a redistribuição deve ser para projectos estruturados, realistas e da iniciativa privada.
Inclusivé esta pode ser a solução para a Terceira, face à fraca dinâmica económica que tem tido. E nunca enveredar por projectos megalómanos, para calar pressões políticas irrealistas, que consomem recursos avultados e sem o devido retorno, face á dimensão do mercado da Terceira e ao limitado empreendedorismo existente.
Apostem em S. Miguel e toda a Região Autónoma dos Açores vai dar um salto para um patamar que não o mais baixo de Portugal e da União Europeia. Posted by Picasa