PARI PASSU

O acompanhamento, a par e passo, da vida nas Ilhas dos Açores, desde a economia e política até à cultura e religião.

4.7.06

A nova Lei de Bases do Desporto

O Governo apresentou à imprensa a Proposta de Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto, que tem como principal objectivo generalizar a prática desportiva em Portugal, melhorando condição física, qualidade de vida e saúde dos cidadão.
No seu capítulo V é referido que o Estado, as Regiões Autónomas e as Autarquias não podem, por regra, financiar equipas profissionais.
Ora aqui está um importante aspecto da Lei que vai alterar o modelo de financiamento das inúmeras equipas profissionais açorianas ( de jogadores de fora!) quer pelo governo regional quer pelas autarquias da Região.
Em boa hora vem esta Lei. Para acabar com o esbanjamento de milhões e milhões de euros nos Açores, com reduzido retorno económico. Grande parte deste dinheiro alimenta apenas uma elite de atletas de fora, de passagem pelas ilhas, não contribuindo para a promoção e dinamização dos atletas locais. Não pode esta Região, ainda com problemas sociais graves, dar-se ao luxo de gastar importantes recursos financeiros em actividades desta natureza, nada prioritárias.