PARI PASSU

O acompanhamento, a par e passo, da vida nas Ilhas dos Açores, desde a economia e política até à cultura e religião.

2.12.05

O problema da Universidade dos Açores

Ao contrário do que pretende concluir o Reitor da Universidade dos Açores em entrevista ao Jornal dos Açores, o seu verdadeiro problema financeiro não está no lado das receitas próprias ou das transferências do governo da república e mesmo eventuais verbas do governo regional. O verdadeiro problema reside nas suas despesas de funcionamento. E é aqui que se tem de resolver o problema e não exclusivamente pedir e exigir mais verbas da república.
Todos nós já percebemos que há ineficiências na Universidade que devem ser debeladas: com uma gestão criteriosa, com um acompanhamento estreito dos custos e com decisões, mesmo que impopulares, mas que têm de ser tomadas. Há que eliminar muitos desperdícios e assim nem é necessário subir o valor das propinas.
Aliás a Universidade, como as demais instituições do Estado, têm de ser adequadamente geridas. São fundos públicos provenientes dos nossos impostos que estão em causa.Numa altura de aperto financeiro exige-se muito rigor nos custos, inovação, criatividade e muita coragem para alterar hábitos, procedimentos e atitudes.

1 Comments:

At 8:41 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Concordo. começe-se por eliminar aqueles que lá estão há anos sem conseguir se doutorar e os contratados que mais não são do que pagamento de amizades

 

Enviar um comentário

<< Home