PARI PASSU

O acompanhamento, a par e passo, da vida nas Ilhas dos Açores, desde a economia e política até à cultura e religião.

31.5.07

Escola de Hotelaria no Pavilhão do Mar

A Escola de Hotelaria e Turismo vai explorar o maior espaço comercial das Portas do Mar, com uma área de 4000 m2 (para assinantes).
Aqui está a prova provada de que este empreendimento, na sua dimensão faraónica, nunca fez qualquer sentido.

24.5.07

Contorcionismo

De Athina para Ilha Azul, da Transmaçor para a Atlanticoline, o contorcionismo continua. E com os mesmos resultados...
Posted by Picasa

Maddy - Give her back

Só resta esperar que a tragam de novo para junto da sua família, bem como as milhares e milhares de crianças que diariamente são raptadas por este mundo fora. Que o mediatismo deste caso sirva também para chocalhar e abanar consciências, com vista ao combate sério e acutilante deste fenómeno horrendo.
Posted by Picasa

Anedota do anedotário nacional

... Fernando Charrua recusa-se a falar, devido ao segredo disciplinar. Mas, numa carta de despedida aos conselhos executivos do Norte, o professor de Inglês alega que fez "um comentário jocoso, dentro de um gabinete, a um 'colega', retirado do anedotário nacional do caso Sócrates/Independente".
Mas quem é neste país que não ouviu, não contou ou não inventou uma anedota sobre a licenciatura de Sócrates?
Ou será que o anedotário nacional é criado e alimentado por espanhóis? Só faltava esta!

A anedota de Charrua

Desejamos conhecer a anedota do Professor Charrua sobre a licenciatura de José Sócrates para rirmos desalmadamente sobre o estado deste país. Não é justo que só a Directora Regional de Educação Norte e os seus mais directos comparsas conheçam a anedota.
É um imperativo nacional conhecer a anedota do Professor Charrua. Muito mais importante do que as declarações do Ministro da "Ota" sobre o "deserto" da margem sul.
Queremos também rir!

Incongruências!

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco de Ponta Delgada, ilha de São Miguel (Açores), acompanhou um total de 834 menores ao longo de 2006.
O número de crianças acompanhadas por esta comissão é superior, por exemplo, ao de menores acompanhados em todo o arquipélago da Madeira em 2006 e cerca de quatro vezes maior do que o verificado em todo o distrito de Bragança.
Em Ponta Delgada há ainda mais crianças e jovens sinalizados do que nos distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Castelo Branco, Guarda, Beja, Évora e Portalegre.

Enquanto isto acontece perante os nossos olhos, crianças em risco a deambular por bolsas de miséria, uma elite diverte-se com os Bailes Temáticos, os Concertos Íntimos e agora as festas concelhias, com dinheiro de todos nós contribuintes, que muita falta faz para resolver problemas sociais graves. Incongruências!

23.5.07

Sócrates numa aula!

O Governo, com José Sócrates à frente, esteve em força na última aula do ex-colega Freitas do Amaral e confrontou-se com um repto do mestre de Direito Administrativo: regionalizar ou retirar o preceito da Constituição. O primeiro-ministro respondeu que o assunto é para depois de 2009.
Finalmente Sócrates assiste a uma aula!

21.5.07

Câmaras são maior foco de corrupção

As autarquias são apontadas como o principal foco de corrupção em Portugal, segundo as primeiras conclusões de um estudo encomendado pelo Procurador--Geral da República, Pinto Monteiro, ao Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).
...Os números da DCICCEF permitem tirar uma ilação concreta neste sentido: a incidência da corrupção nas autarquias é recorrente e representa quase metade - cerca de 42% - da corrupção investigada pela PJ, nos últimos 4 anos - 525 casos. A concentração de poderes executivos no autarca, a não limitação dos mandatos e a ausência de uma fiscalização eficaz têm dado azo a um exercício do poder que envolve tráfico de influências e a transacção de decisões e favores. Um executivo municipal gera três áreas que o tornam vulnerável a fenómenos de corrupção: as empreitadas públicas, o emprego camarário e o financiamento de instituições da sociedade civil, como bombeiros ou clubes desportivos...

20.5.07

Cursos para quê?

De acordo com o reitor da academia açoriana, Avelino Meneses, no âmbito do primeiro ciclo estão aprovados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior os cursos de Línguas, Literaturas e Culturas e ainda Ciências da Engenharia Civil.
Cursos estes para quê? Continua a academia açoriana fora da realidade económica da Região, neste caso do mercado do emprego.

Gordinhos e anafadinhos!

Crianças açorianas conseguem ser mais obesas do que as europeias e norte-americanas, alerta especialista do Hospital de Ponta Delgada, Rui César. A obesidade é já considerada pela Organização Mundial da Saúde como a “epidemia do século XXI”
A obesidade afecta nos Açores um em cada dois adultos e uma em cada três crianças, revela o gestor do Programa Regional de Luta Contra a Obesidade, Rui César
.
Não é de admirar! Centros comerciais e hipermercados com "Food Court" ao lado de escolas (Domingos Rebelo, Canto da Maia, Colégio S. Francisco Xavier e Secundária da Lagoa), McDonald,s ao lado de uma escola secundária(Laranjeiras).
E depois loas de políticos à instalação do fast food como sendo exemplo de desnvolvimento dos Açores. Possivelmente estavam a referir-se ao desenvolvimento da barriga e naturalmente do peso!

17.5.07

Ilha Azul a negro!

Navio Ilha Azul vai ter de parar entre seis a dez dias para resolver avaria.
A paragem, para resolver o problema da hélice, está dependente das vagas nos estaleiros de Viana do Castelo e Lisboa
.

O continuar de uma telenovela tipo "soap opera" americana, que nada tem a ver com o secretário da economia. Nem pensar! A culpa é do barco, é da Transmaçor, é do sr. José Damião de Almeida. É do porto da Graciosa e do porto de Vila do Porto. Mas não é nem nunca foi do secretário da economia! Seguramente!

Reinventar a Universidade

A gestão das universidades portuguesas está enferma de um conjunto de vícios acumulados ao longo de várias décadas de inércia conveniente que poucos ousaram questionar (para assinantes).
Por isso é preciso "Reinventar a organização da Universidade para melhorar resultados".

15.5.07

Maddie

Estamos todos com Maddie e rezamos pela sua segurança e sobrevivênvia.
É admirável a onda internacional de apoio a este caso do desaparecimento da Maddie. Será que o mundo começa a perceber que só em solidariedade, com entre-ajuda, e em união de esforços e vontades é que se combatem estes crimes horrendos? Oxalá!
Posted by Picasa

10.5.07

Universidade dos Açores não aumenta propinas

Na apresentação da sua recandidatura a reitor da Universidade dos Açores, Avelino Meneses faz afirmações curiosas, transcritas hoje no Açoriano Oriental (para assinantes):

  • A nossa propina permanecerá inalterável, ou seja ficar-se-á pelos 850 euros anuais;
  • O orçamento da Uac para 2007 foi igual ao de 2000;
  • O financiamento governamental é de todo insuficiente, cobrindo somente cerca de 85 por cento da massa salarial;
  • não haverá despedimentos de pessoal por razões orçamentais.

Ora assim os custos não diminuem. As receitas não aumentam. Então como é que ficamos? Paga o orçamento? Pagamos todos nós! Gestão curiosa.

Despacho domingueiro

Um despacho que foi assinado num domingo e publicado dois anos depois coloca em causa a credibilidade das instituições e não iliba de responsabilidades a tutela da saúde.
E parece que a moda da Independente e em relação ao sr.Engenheiro (?) pegou e bem. Despachos domingueiros!

7.5.07

Toma lá esta Sr. Engenheiro(?)

Alberto João Jardim e o PSD da Madeira ganharam as eleições com 64,2%, mais 10% do que em 2004.
Toma lá esta Sr. Engenheiro (?).
E já agora toma também Sr. César.
E também já agora não vale colar Dr. Costa Neves, depois do silêncio inadmissível, face ao ataque à autonomia da Madeira via Finanças Regionais. É que agora foi lá mas pode um dia ser aqui.

4.5.07

Ser feliz

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço que a minha vida é a maior empresa do mundo e que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e tornar-se autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da alma.
É agradecer a Deus cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo e ter coragem para ouvir um “NÃO”.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho? Guardo todas. Um dia vou construir um castelo

Fernando Pessoa

3.5.07

Ataque ao fumadores

As multas aplicadas aos fumadores de tabaco serão mais pesadas do que as que estão em vigor para os consumidores de drogas ilícitas como a cocaína ou a heroína, segundo a proposta de lei sobre o tabaco que foi ontem apresentada pelo ministro da Saúde, Correia de Campos, na Assembleia de República.
Sinal de modernidade e de respeito, desde que se reveja em alta as multas para as drogas ilícitas.