29.3.07
Promoção dos Açores no Washington Post
Um excelente artigo de John Deiner, jornalista do The Washington Post, promove os Açores nos Estados Undidos.
Audiência da telenovela da TVI satisfaz César
O êxito obtido pelo primeiro episódio da telenovela “Ilha dos Amores”, segundo o presidente do Governo Regional , é “motivo de satisfação” para todos os açorianos (AO para assinantes).
E estávamos convencidos que o presidente do governo tinha assuntos muito mais importantes para se preocupar e resolver. Pelos vistos anda a acompanhar a "Ilha dos Amores"!
Ou não será esta afirmação uma tentativa de branquear o chorudo subsídio de 500.000 € e as 600 passagens aéreas atribuido à TVI?
28.3.07
Intervenção na Caloura
De facto não descansam enquanto não destruirem a Caloura, com obras absurdas, irrealistas e injustificáveis. Um cais acostável, numa pequena e estreita baía?Uma pequena praia? É triste esta tendência para a betonização. Tem agora uma palavra, também, a associação cívica Caloura Viva.
26.3.07
Moderação dos comentários
A partir de hoje, neste blogue, haverá moderação dos comentários, para evitar que anónimos desbragados façam-nos em inaceitáveis ataques pessoais, de forma rude, grotesca e desrespeitosa da dignidade, não só do responsável por este blogue como dos visados pelos respectivos posts.
Liberdade de expressão é bem diferente da libertinagem abrutalhada que infelizmente ainda assola a blogosfera.
Até se conseguir conviver na blogosfera em liberdade e no mais puro respeito pela opinião dos outros, impõe-se esta moderação dos comentários.
É um decisão hoje tomada mas que há muito vem sendo ponderada.
E porque foram deixados comentários impróprios e ofensivos no post Publicidade do Governo, atentatórios para com o responsável deste blogue e para com o Expresso das Nove, decidimos apagar este post e os respectivos comentários.
24.3.07
Gestores municipais
Os gestores municipais são nomeados sem critério, não fazem declaração de rendimentos e, em muitos casos, recebem muito mais do que o permitido por lei. Para além disso, beneficiam de regalias, como cartões de crédito e telecomunicações, sem que tal esteja previsto na lei.
E os gestores municipais das quase duas dezenas de Empresas Municipais dos Açores? Copiaram a prática do exterior? Há que fiscalizar!
22.3.07
Drogas e álcool
Drogas e álcool em OLHOS DE VER.
Uma preocupação (um flagelo!) que não tem merecido as devidas medidas para a combater, nem do governo, nem das autarquias, nem da sociedade civil. Acção precisa-se, quanto antes!
Vale Tudo com Vale César
O Ministério Público vai abrir um inquérito judicial a Carlos César por ter apelado, enquanto presidente do Governo Regional dos Açores, ao voto no Sim no referendo sobre oa interrupção voluntária da gravidez, que se realizou a 11 de Fevereiro passado (AO para assinantes).
Vale tudo com Vale Cesar, tal é a ânsia de tudo controlar nesta sociedade insular.
20.3.07
IMI inaceitável e incompreensível
O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) passou de 0,4% para 0,8%, em Ponta Delgada, um aumento brutal e incompreensível de 100%. Para além disso o valor patrimonial dos imóveis foi actualizado em 3%.
Será que o serviço prestado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada melhorou, ou vai melhorar em 2007, para se justificar este absurdo e violento aumento? Será que o abastecimento de água melhorou? A recolha de lixo? Os transportes nos mini-bus? As ruas do concelho melhoraram? A circulação e o estacionamento do trânsito melhorou?
NÃO PARECE! Portanto não se justifica tal aumento!
E a actuação das autarquias, em S. Miguel, parece estar concertada.
Todas as outras autarquias estão também já nos 0,8%.
É a cartelização autárquica. Tenham dó!
16.3.07
Não há fricção entre o Teatro e o Coliseu
Pois claro a "fricção" que existe é entre o Coliseu Micaelense e o Teatro Micaelense por um lado e por outro os contribuintes açorianos que estão a pagar por esta política cultural(?), em grande parte, importada do exterior. Uma extravagância, face ao estádio de desenvolvimento destas ilhas do Atlântico.
15.3.07
Aborto até aos 9 meses?
Aí está o que se temia: a porta começa a ficar aberta para o aborto até aos 9 meses.
Tudo isto foi uma farsa deste o princípio. O povo português foi mesmo enganado.
Afinal o drama da prisão (?) das mulheres podia ser resolvido assim sem a liberalização do aborto a pedido! Deixando de ser punido!
13.3.07
A hora da tolice
O Governo Regional dos Açores vai disponibilizar 500 mil euros à produtora NBP para realização da telenovela “Ilha dos Amores”, nos Açores.
A informação foi avançada ontem, pela Antena 1, que refere que a verba foi disponibilizada por instrução directa do presidente do Governo Regional , Carlos César.
Àquele montante juntam-se 150 mil euros para seiscentas passagens na transportadora aérea açoriana (SATA) com o objectivo de transportar a equipa de filmagens.
Ao nível das câmaras municipais - apurou o “Açoriano Oriental” - , os apoios reportam-se à disponibilização de meios logísticos e, nalguns casos , ao fornecimento de refeições, em harmonia com os protocolos assinados com a NBP, a produtora responsável pela criação da nova novela da TVI (para assinantes).
Está na hora da tolice! Normalmente acontece a partir do 10º. ano no poder. Quando surgem tiques de prepotência, autismo, petulância e agressividade, resultando regra geral em muita asneirada.
12.3.07
L´État c´est moi
Se dúvidas houvessem foram cabalmente esclarecidas no último plenário da Assembleia Legislativa Regional com a aprovação do novo protocolo (precedências protocolares).
Entramos nos Açores na fase da idolatria pura e do verdadeiro culto da personalidade, à boa maneira cubana. Iniciou-se o regime presidencialista e enterrou-se o parlamentarista. Ou por outra, formalizou-se por que na prática já assim era.
Decisão da Coligação "fracturante e sexocrática" do PS, PCP e BE
...Para estas duas questões, tivemos agora a resposta no Parlamento por via de uma coligação "fracturante e sexocrática" do PS, PCP e BE. Uma lei que aponta no sentido de um aborto livre, "simples" e "directo", tipo "via verde"! Na nova lei, "não fosse o diabo tecê-las", vingou o projecto mais minimalista. Nada de aconselhamento completo e responsabilizador que permita à mulher estar de posse de todas as informações que - sem prejuízo da sua livre vontade e plena autonomia de decisão - possam constituir factores de dissuasão daquilo que todos haviam afirmado combater: o aborto!...
...É de tal modo assanhada a intenção de liberalizar o aborto que a dita consulta só pode ser feita por médicos que não se oponham a fazer abortos! Uma vergonha!É, de facto, uma lei que, além de despenalizar o aborto, vai mais longe. Pelos seus resultados e pelas suas omissões, acaba por o promover. Pela norma e pelo dinheiro dos contribuintes, acaba por o tornar completamente um direito subsidiado. O mesmo dinheiro dos contribuintes que falta nos hospitais para salvar vidas e cuidar dos doentes e "onde mais de 225 mil pessoas aguardavam por uma cirurgia em Dezembro de 2006"
António Bagão Félix
A não perder hoje no Público (para assinantes).
7.3.07
A Verdade numa Região de Mentira
A sair amanhã no Correio dos Açores, na coluna quinzenal Olhos de Ver.
Encharcados em droga
Um inquérito realizado por Carolina Ferreira, Joana Carreiro e Inês Raposo do 12º. ano da Escola das Laranjeiras, e referente a alunos do Ensino Secundário em Ponta Delgada, no âmbito das I Jornadas da Adolescência, apresenta conclusões deveras preocupantes:
- 1 em cada 20 adolescentes consome frequentemente drogas;
- 32% consome ocasionalmente;
- 32% já experimentou;
- 70% dos não consumidores já assistiu ao consumo no estabelecimento de ensino.
Isto é de facto alarmante e triste. Estamos a permitir a destruição de parte dos recursos fundamantais desta Região: os adolescentes, que mais tarde serão os verdadeiros agentes do desenvolvimento económico e social destas ilhas.
Como é possível estar isto a acontecer perante os olhos dos conselhos directivos das escolas, da sua comunidade educativa, das associações de pais e encarregados de educação, dos governantes regionais e dos autarcas? Mas o que é que se apoderou desta sociedade, cega, niilista, apática e impotente? Ou estão todos entretidos com as festas e os espectáculos, a cultura enlatada, as obras faraónicas, as telenovelas, e a olharem exclusivamenbte para o seu umbigo?
Que terra é esta que deixa perder o seus filhos nos caminhos da droga? Sem reacção!
Apetece fugir, para bem longe...
5.3.07
Tentáculos em Fall River
A Direcção Regional das Comunidades apoiou em cinco mil euros a organização de intervenção social e cultural SER - Jobs for the Progress - da cidade de Fall River, nos Estados Unidos da América (EUA).
O apoio está dirigido para uma actividade de ocupação de tempos livres destinada à 3ª idade, que teve o seu início em 2004. A SER promove na mais açoriana das cidades americanas a identidade cultural dos Açores e também se dedica à solidariedade social, incentivando a ligação da comunidade emigrada com a sua terra natal. O apoio integra-se na política do Governo Regional de ajudar as várias instituições da diáspora açoriana. (Açoriano Oriental: para assinantes).
O "polvo" começa a extravasar as ilhas e já lança tentáculos nos Estados Unidos. Já não bastavam os milhares e milhares de subsídios distribuídos por todas as ilhas, por tudo e por nada. É a sociedade de "mão estendida", tão apadrinhada pelo governo regional. Para tudo controlar.